Geografia - 5° ano: Sequência didática América do Sul
Missão dada, missão cumprida.
No trimestre passado, segunda semana de agosto, precisava trabalhar três assuntos em Geografia com o 5° ano: Folclore (projeto da escola), futebol (parceria que os professores do 5° ano fizeram, para o término do projeto de Educação Física) e América do Sul (meu currículo de Geografia).
Depois de quebrar um pouquinho a cabeça, saiu uma sequência muito bacana. Envolvi diversas mídias, o resultado foi excelente na avaliação.
Passo a passo da sequência:
1. Pré-aula: Pedi que os alunos fizessem, como lição de casa, uma pesquisa prévia dos 13 países da América do Sul e suas capitais (isso mesmo, sei que são 12, mas queria ver se alguém iria me corrigir).
2. Na semana seguinte, iniciei a aula lembrando os conceitos de folclore, já trabalhados nas outras disciplinas. Introduzi que, cada país tem seu próprio folclore e as músicas típicas fazem parte dessa tradição. Então, escrevemos na lousa o nome dos 13(!) países, e fui colocando na caixinha de som músicas folclóricas para que os alunos adivinhassem de que país eram. Nesse momento, só anotamos, sem correções.
3. Logo após, apresentei os slides para eles, explicando cada um dos países e corrigindo a música folclórica, quando necessário. Expliquei o porquê de a Guiana Francesa (só um aluno me falou que havia 12 países) não ser um país e destaquei a importância da Cordilheira dos Andes e do Futebol para os países sulamericanos.
4. Para terminar a sequência, escolhi escudos de 10 times da Libertadores da América e, a partir das dicas, os alunos deveriam adivinhar a que país pertencia o time.
A sequência ficou incrível.
Segue o link para as músicas e para a apresentação em slides que usei na sequência.
Músicas América do Sul
Apresentação América do Sul - Slides
No trimestre passado, segunda semana de agosto, precisava trabalhar três assuntos em Geografia com o 5° ano: Folclore (projeto da escola), futebol (parceria que os professores do 5° ano fizeram, para o término do projeto de Educação Física) e América do Sul (meu currículo de Geografia).
Depois de quebrar um pouquinho a cabeça, saiu uma sequência muito bacana. Envolvi diversas mídias, o resultado foi excelente na avaliação.
Passo a passo da sequência:
1. Pré-aula: Pedi que os alunos fizessem, como lição de casa, uma pesquisa prévia dos 13 países da América do Sul e suas capitais (isso mesmo, sei que são 12, mas queria ver se alguém iria me corrigir).
2. Na semana seguinte, iniciei a aula lembrando os conceitos de folclore, já trabalhados nas outras disciplinas. Introduzi que, cada país tem seu próprio folclore e as músicas típicas fazem parte dessa tradição. Então, escrevemos na lousa o nome dos 13(!) países, e fui colocando na caixinha de som músicas folclóricas para que os alunos adivinhassem de que país eram. Nesse momento, só anotamos, sem correções.
3. Logo após, apresentei os slides para eles, explicando cada um dos países e corrigindo a música folclórica, quando necessário. Expliquei o porquê de a Guiana Francesa (só um aluno me falou que havia 12 países) não ser um país e destaquei a importância da Cordilheira dos Andes e do Futebol para os países sulamericanos.
4. Para terminar a sequência, escolhi escudos de 10 times da Libertadores da América e, a partir das dicas, os alunos deveriam adivinhar a que país pertencia o time.
A sequência ficou incrível.
Segue o link para as músicas e para a apresentação em slides que usei na sequência.
Músicas América do Sul
Apresentação América do Sul - Slides
Slingo Games - Sign up now and play for real money right from your
ResponderExcluirSlingo is one of the most popular and popular slots on the market today. Enjoy febcasino.com classic, https://access777.com/ traditional slots from https://deccasino.com/review/merit-casino/ the comfort of 스포츠 토토 사이트 your titanium flat iron home with our