Sequência Didática


Texto: Meu primeiro beijo – Antonio Barreto
Público alvo: 8º ano
Conteúdos e temas:  Construção de um texto injuntivo / prescritivo a partir de situações do cotidiano.
Estratégias: Contextualização do tema por meio de imagens e vídeos; apresentação do gênero textual “tutorial”; leitura compartilhada e elaboração de um tutorial.
Recursos: TV e DVD ou Data show; Imagem do Quadro “O beijo”, de Romero Britto; modelos de tutoriais, vídeo do capítulo “O primeiro beijo”, da série “Confissões de  Adolescente”.
Tempo previsto: 6 aulas
Avaliação: Elaboração de um tutorial.

1º Passo: Introdução ao gênero tutorial (2 aulas)

A contextualização do tema o texto deve ser feita paralelamente à explanação do gênero textual tutorial, muito presente na vida dos alunos por conta da internet. Considerando que os alunos do 8º ano estudam a tipologia injuntiva/prescritiva, trabalhar tutoriais é repertoriar o aluno com mais um gênero dentre os textos instrucionais.
Como sugestão, escreva a seguinte frase na lousa:
- A vida não vem com manual de instruções.
Pergunte aos alunos se eles concordam ou não com essa frase e por quais motivos.
Nesse momento, deve-se falar que, embora a vida não venha com manual, hoje, graças à internet, uma porção de coisas podem ser aprendidas por meio de tutoriais.
Apresente modelos de tutoriais da internet e mostre que eles ensinam de tudo, desde trocar fraldas de bebê a fazer usar programas de computador. Pergunte para os alunos se eles já utilizaram algum tipo de tutorial e em que situações.
Caso considere necessário fazer um registro da definição de tutorial, pode-se encontrar em: http://conceito.de/tutorial.

2º Passo: Contextualização do tema (2 aulas)


Comece a aula mostrando para os alunos o quadro de Romero Britto e faça as seguintes perguntas, sobre o que eles pensam a respeito da imagem:

·         O que está acontecendo na cena?
·         Que tipo de beijo é este, de amigos, de parentes, de namorados?
·         Os personagens envolvidos estão se sentindo confortáveis, tem experiência, intimidade? Por quê?

Nesta hora, retome a ideia de tutorial, que para algumas situações da vida seria bom que tivéssemos instruções por escrito, para que nos sentíssemos mais confiantes para executar uma tarefa e uma dessas situações é o primeiro beijo. Meninos e meninas sempre ficam ansiosos, pois esse é um marco na vida de um adolescente.

Apresente o capítulo da série “Confissões de Adolescente”, fazendo uma breve contextualização sobre o programa (informações disponíveis em http://pt.wikipedia.org/wiki/Confiss%C3%B5es_de_Adolescente).  Atente para os momentos em que a personagem Carol ensina a irmã Natália a beijar.



3º Passo: Leitura compartilhada (1 aula)

Realize a leitura do texto com os alunos, fazendo as pausas necessárias:

Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus1, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil2! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens3 nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
" Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar. 3
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...5
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo6.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...7e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.

1 – O primeiro beijo foi em um ônibus. É um local comum? Onde costumam acontecer os primeiros beijos?

2 – O que vocês pensam de uma pessoa que tem o apelido de “Cultura Inútil”?

3 – Quantos anos vocês imaginam que eles têm? (Repetir a pergunta após o bilhete na aula).

4 – Contar para os alunos quem foi Paracelso e perguntar que características isso traz para o garoto.

5 – Quais eram as intenções do Culta ao falar todos esses dados sobre o beijo? Foi um bom “xaveco”?

6 – Por que ela fala sobre o “abismo” do primeiro beijo?

7 – O que que dizer a expressão “as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram”?

4º Passo: Produção textual (1 aula)

Proponha para os alunos a seguinte atividade.

- Muitos adolescentes, assim como o Culta têm dificuldade, pois não sabem o que fazer na hora do primeiro beijo. Você pode ajudá-los. Escreva um tutorial ensinando “Como tornar seu primeiro beijo inesquecível”.

Observação: Caso a escola ou os alunos possuam um blog, seria uma boa ideia escolher e postar os melhores textos, já que tutoriais são textos típicos do mundo da internet.


Atividade elaborada no encontro Presencial do grupo G, pelas cursistas Janaína Cechet, Paula Silvestrin, Angélica Creatto (EE. Prof.º Paulo Chaves) e Maria de Lourdes (EE "Prof.ºWillian Silva). Orientador: PCNP Junior Santiago.

Comentários

  1. Olá Janaina!
    Adorei suas atividades propostas, muito bem elaboradas. Parabéns!
    Maria José Feleto Rodrigues - grupo 5

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Avaliação 6º ano EF - Inglês - Cores, números, greetings and leave-takings

Arremate - 31/07/2020

Atividades para a quarentena - 5ºs anos