Sequência Didática

                    7º Ano Ensino Fundamental

Texto: “Meu primeiro beijo”
Autor: Antônio Barreto

Atividade elaborada pelos professores de Língua Portuguesa da E.E. “Célio Rodrigues Alves” 

Juliana Dionísio Nogueira
Maiara Couto
Cláudia de Morais
Maria Nilza

Objetivo da atividade: Apresentar aos estudantes do 7º Ano o texto Meu primeiro beijo de Antônio Barreto usando a leitura compartilhada. Desenvolver a prática da leitura e da escrita, mediando os alunos para a compreensão e atribuição de sentido ao texto e por meio dessa compreensão reelaborar outro texto.

Conteúdo: Leitura e interpretação do texto Meu primeiro beijo de Antônio Barreto; Intertextualização do texto com a música – “Beijo, beijinho, beijão” do grupo infantil Carrossel; Produção de texto narrativo e/ou relato.

Competências e habilidades: refletir sobre o tema “Beijo” e sua significação para a relação entre os seres humanos a partir da leitura do texto, da música e de discussões coletivas; ler e compreender o texto; relacionar o tema do texto com o da música; utilizar o conhecimento sobre a língua (linguísticos, de gênero etc.) para elaboração de texto narrativo.

Estratégias: aula interativa, com a participação dialógica dos alunos; roda de leitura e de conversa; valorização do conhecimento de mundo dos alunos, centrado no refletir e no fazer.

Recursos utilizados: texto; música; dicionário de língua portuguesa; aparelho de som; CD.

Avaliação:  discussão coletiva em roda de leitura; produção de texto; apresentação dos textos produzidos.

Tempo previsto:  de 5 a 6 aulas


                Meu primeiro beijo – Antônio Barreto

É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
            "Você é a glicose do meu metabolismo.
             Te amo muito!
              Paracelso
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
  - Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
   - A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível! 

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.

Interdisciplinaridade
  •     Solicitar ao professor de ciências que trabalhe com os alunos os termos científicos utilizados no texto para ampliar o conhecimento sobre o tema abordado e facilitar a compreensão do mesmo.
1º Passo:
Ativação de conhecimento de mundo

Discussão sobre o tema
Ø Perguntas para introduzir o texto e seu tema central: 
     1)Qual é o significado de um beijo?
     2) Alguém gostaria de relatar a experiência   do seu primeiro beijo?

2º Passo:
Antecipação de conteúdo
e levantamento de hipóteses

Ø     Apresentação do texto aos alunos;       
Ø     Pergunta para discussão oral:
          1) De acordo com o título do texto, qual você acha ser o assunto?
Ø Leitura silenciosa e pesquisa das palavras desconhecidas no  dicionário;
Ø Iniciar leitura compartilhada junto com comentários ao longo da leitura.

3º Passo:   

Leitura compartilhada


Ø Perguntas de compreensão da leitura: (discussão durante  a leitura)
             1)Ela imaginava seu primeiro beijo com esse garoto? Por quê?
             2) De acordo com o bilhete do garoto, como vocês imaginam que ele seria?
             3) Por que ela decidiu dar uma chance a ele?
             4) Qual era a intenção do menino ao definir as sensações que o beijo provoca?
             5) Por que ele estava tremendo?
             6) Ao olhar nos olhos do menino, ela mudou de opinião sobre ele?
             7) Qual foi a consequência do primeiro beijo?
             8) O que significa o trecho “... as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...”?

4º Passo: 
Música – Beijo, beijinho, beijão (Carrossel)


Intertextualidade: música
Ø Intertextualizar o texto com a música;
Ø Depois de ouvir a música e/ou ver o vídeo: 

  1)  Discussão sobre os vários tipos de beijos trocados entre as pessoas e o seu verdadeiro  significado.

5º Passo:
Produção textual

Ø Apresentar aos alunos duas opções de produção textual:
           1)  Reescrita da história mudando o foco narrativo para 3ª pessoa;

           2)  Reescrita da história: ponto de vista do menino.

6º Passo: 

Apresentação

Ø Apresentação dos textos produzidos pelos alunos


ATIVIDADE PUBLICADA PELA CURSISTA:
 JULIANA DIONÍSIO NOGUEIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avaliação 6º ano EF - Inglês - Cores, números, greetings and leave-takings

Arremate - 31/07/2020

Atividades para a quarentena - 5ºs anos