Pontuação - Sequência Didática

 Texto: Meu primeiro beijo – Antonio Barreto
Público alvo: 8º ano
Conteúdos e temas:  Reflexão sobre a importância da pontuação na produção de sentido.
Estratégias: Revisão do conteúdo geral sobre pontuação; leitura compartilhada do texto, com ênfase na entonação (sentimento da pontuação); exercícios de interpretação com ênfase na pontuação; produção sucinta de texto.
Recursos: Textos impressos.
Tempo previsto: 6 aulas
Avaliação: Produção de diálogos, com a temática do texto lido, enfatizando a pontuação.

1º Passo: Revisão do Conteúdo de Pontuação (2 aulas)
 Utilizar o material disponível no livro didático ou internet.

2º Passo: Leitura compartilhada com ênfase na pontuação (2 aulas)
Escrever frases com a pontuação relevante na lousa, para serem relidas, após o término da leitura geral do texto. A leitura deve ser realizada de forma expressiva, enfatizando as emoções passadas pela pontuação. (Frases sugeridas para o trabalho, em itálico e negrito no texto)

Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens3nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
" Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.3
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas.Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...7e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.

3º Passo: Exercícios de Interpretação com ênfase na pontuação (1 aula)
Após a leitura geral, reler as frases destacadas na lousa com outras entonações. Perguntar aos alunos quais pontuações deveriam ser utilizadas para que o  texto recebesse o sentido produzido pela leitura, e seguir trocando a pontuação, com o auxílio dos alunos, e evidenciando a diferença de sentido entre a frase original e as novas frases produzidas com a troca da pontuação.
Nesse momento, como registro da atividade, peça que os alunos façam o mesmo, com outras frases que acharem interessantes, anotando em seus cadernos cada efeito de sentido produzido pela troca de pontuação.
4º Passo: Produção textual (2 aulas)
Após trabalhada a pontuação, em duplas, sugira que os alunos escrevam um pequeno diálogo, utilizando um dos personagens do texto (o Culta ou a menina). Eles devem escolher o personagem que, em forma de conversa (por telefone, pessoalmente, em um bate-papo na internet), deverá contar a história do beijo para o/a melhor amigo(a). Enfatizar a importância da pontuação para a identificação do sentido das falas do diálogo.
Os alunos podem terminar a atividade fazendo a leitura ou dramatização do diálogo para os amigos da sala.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avaliação 6º ano EF - Inglês - Cores, números, greetings and leave-takings

Arremate - 31/07/2020

Atividades para a quarentena - 5ºs anos