Sequência Didática para trabalho com Gênero Oral

Proposta de trabalho: Debate sobre a descriminalização do aborto
Público alvo: 3ª série do Ensino Médio (pode ser realizado também com o (9º ano do EF)
Objetivo:  Trabalhar definição de uma tese, a argumentação, a exposição de clara das ideias, de forma clara e objetiva.
Estratégias: Dividir a classe em dois grupos, um contra e um a favor a descriminalização do aborto.
Recursos: Coletânea de textos, favoráveis e contrários à descriminalização do aborto.
Tempo previsto: 5 aulas
Avaliação: Exposição oral, realizada pelo grupo.

Elementos do gênero trabalhado:
1-    Tomada de consciência da situação de comunicação e exposição;
2-    Estruturação da exposição e preparação e oralização das notas;
3-    Desenvolvimento das habilidades de exemplificação, ilustração e explicação;
4-    Tomada de consciência da importância da voz, do olhar e da atitude corporal;

Roteiro das atividades:

1-    Divida a classe em dois grupos, independente da opinião dos alunos sobre o assunto. Um grupo deve ser favorável ao tema e o outro contrário (elemento 1);

2-    Distribua os textos para a leitura inicial, pedindo que os grupos discutam, primeiro internamente, quais são os dados relevantes para justificar a opinião defendida pelo grupo a respeito do assunto. É essencial que o grupo defina a tese que defenderá a respeito do tema, elenque os objetivos que a justificam e se prepare para rebater os argumentos contrários (elemento 2).Nesse momento, o grupo já deve saber que deverá escolher um representante e prepará-lo para a exposição final das ideias do grupo;
Tempo: passos 1 e 2: 2 aulas

3-    Em um momento posterior, abre-se a discussão para a sala, como um todo, para que os alunos, por meio dos textos lidos, possam passar para os demais quais são suas opiniões a respeito do tema. Esse momento serve como avaliação individual da participação de cada aluno (elemento 03);
Tempo: 2 aulas

4-    Para fechar o debate, o representante do grupo deverá apresentar para a classe a tese final do grupo, com os argumentos que a sustentem, formalmente, trabalhando assim as competências do elemento 4.
Tempo: 1 aula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avaliação 6º ano EF - Inglês - Cores, números, greetings and leave-takings

Arremate - 31/07/2020

Atividades para a quarentena - 5ºs anos