Sequência Didática: "Missa do Galo" - Conto - Machado de Assis

Texto: "Missa do Galo" - Conto - Machado de Assis -

Público alvo: 3ª série do Ensino Médio
Objetivo:  Revisão de conteúdos de literatura aprendidos na 2ª série (Realismo) e trabalhar com o gênero textual Resenha (que compreende o 1º bimestre do currículo da 3ª série do Ensino Médio.
Estratégias: Conceituação de resenha; Características do Realismo; Leitura compartilhada; Registro em forma de Resenha.
Recursos: Cópias do conto e livro/imagens para estudo da capa.
Tempo previsto: 4 aulas
Avaliação: Resenha do Conto

1º Passo: Conceituação da Resenha e definição das características do realismo
Utilizar o próprio caderno do aluno para a conceituação do gênero resenha.
Revisar características do Realismo (pode-se usar o livro didático ou resumos disponíveis na internet).
Tempo: 2 aulas

2º Passo: Leitura compartilhada - Tempo: 2 aulas
Elaborar as atividades de leitura compartilhada, explorando os seguintes elementos:

Pré-leitura:
  1. Apresentar o livro onde está inserido o Conto: “Missa do Galo”, explorando elementos da capa como imagens (algumas capas trazem a imagem de Machado de Assis, principal escritor realista brasileiro, outras trazem obras de artes plásticas do período realista) e as informações escritas (nome do autor; nome do livro; nome da coleção);
  2. Explorar sobre o autor: apresentar pequena biografia;
  3. Explorar as características do gênero, mais especificamente do conto realista.

Leitura:
  1. Trocar impressões e levantar questionamentos que serão respondidos ao longo do texto;
  2. Identificar: personagens, ambientes, atmosferas, noções de tempo e foco narrativo;
  3. Identificar os temas/subtemas do conto, comumente trabalhados no realismo (Descoberta do “amor”,sedução; traição; casamento; condição feminina);
  4. Contextualizar vocabulário da época e referências citadas pelo narrador (artísticas, culturais e sociais).

Pós-leitura:
  1. Discutir as impressões sobre a leitura;
  2. Comparar os costumes da época do texto com os costumes atuais;
  3. Reflexão oral sobre como as características do período literário Realismo aparecem no texto.

3º Passo: Registro de Produção Escrita
Propor aos alunos a produção de uma Resenha sobre o conto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avaliação 6º ano EF - Inglês - Cores, números, greetings and leave-takings

Arremate - 31/07/2020

Atividades para a quarentena - 5ºs anos